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A 52 concept faz apenas a intermediação do serviço de frete escolhido pelo próprio cliente, porém nos prontificamos no que está ao nosso alcance para ajudar e auxiliar o destinatário em eventuais dúvidas e problemas.

Com isso, baseado no código de defesa do consumidor e na nossa política de serviço, juntamente com as políticas de serviço das empresas contratadas para frete ficam as seguintes diretrizes:

É de responsabilidade do consumidor acompanhar o rastreamento do pacote (ele é enviado por email ao ser postado, sendo necessário verificar em caixa de spam e lixo eletrônico; o rastreamento também se encontra na área do cliente em nosso site) e comunicar a loja em casos de atualizações anormais como as dos pontos que serão retratados a seguir nesse comunicado:

  • Fica da ciência do cliente sobre a modalidade de frete escolhida, que são:
  1. Mini Envios - Opção limitada para envios de até 300g, com metragem do pacote de 16cm X 24cm X 4cm. O código de rastreamento é atualizado apenas na postagem do produto e novamente no momento em que o entregador se desloca para entrega.

No Mini Envios ocorre apenas uma tentativa de entrega. Para ter uma segunda tentativa de entrega é necessário contratar o serviço adicional de AR que abordaremos mais a frente.

Observação: após a tentativa de entrega não sucedida, o cliente possui até 7 dias para retirar o produto na agência dos Correios da cidade. Caso isso não aconteça, o produto retorna para a agência do remetente sem direito a reembolso do valor do frete.

  1. Dentro dos serviços do SEDEX os Correios fazem três tentativas de entrega. Quando não há sucesso os itens são devolvidos automaticamente ao remetente sem direito a reembolso do valor do frete.
  2. Na modalidade PAC os Correios fazem duas tentativas de entrega. Após isso, o destinatário pode retirar a encomenda no balcão em até 7 dias corridos. Caso o comprador não retire a encomenda ela irá retornar ao remetente sem direito a reembolso do valor do frete.

Ainda na modalidade PAC, conforme as politicas dos Correios o serviço não possui mais prazo de entrega GARANTIDO, o prazo passará a ser ESTIMADO, ou seja, os prazos mencionados no site são apenas para estimar o período de entrega, podendo ser entregue antes ou depois.

  • A mercadoria foi avariada, o que fazer?

Os Correios realizam apenas o ressarcimento de avaria quando o destinatário identifica que a mercadoria está danificada na frente do entregador. Caso isso ocorra, é necessário que o destinatário solicite ao entregador o Termo de Constatação (TC) ou Auto de Irregularidade (AI). Esses documentos devem ser assinados e entregues ao entregador, pois assim os Correios irão realizar o procedimento de avaria. Nessa situação, é realizado o ressarcimento da remessa.

  • Os correios afirmam que a encomenda foi entregue porém o destinatário afirma não ter recebido o pacote

Se após 1 dia a encomenda ainda não tiver sido entregue segue as recomendações:

(1.) Os correios possuem autoridade para fazer a entrega com familiares ou vizinhos, assim como também possuem autoridade para deixar a encomenda em caixas de correios que acreditam seres seguras sem a necessidade de assinatura do recebedor.
Importante: O destinatário deve fazer a verificação da entrega com familiares, vizinhos, porteiros ou funcionários terceirizados. Há casos nos quais a manifestação é solicitada, a transportadora retorna ao chamado e é constatado que o pacote se encontra na posse de uma das figuras citadas acima. Por isso, a verificação por parte do destinatário é importante.

(2.) As responsabilidades da 52 Concept nesse caso consistem em entrar com uma manifestação na central dos Correios online para confirmar o endereço em que a entrega foi feita, o prazo para resposta pode chegar em até 10 dias úteis.
Como na agência que realizamos as postagens não conseguimos rastrear os dados da entrega como: qual foi o entregador, qual o caminho que ele percorreu e mais detalhes sobre o pacote, nossa recomendação é sempre se dirigir pessoalmente até a agência de correios mais próxima de você pedindo exclarecimentos com o resposável da agência sobre para quem foi entregue o pacote, pois é por lá que eles precisam ter essas informações.

Infelizmente a resolução dos problemas via online dos Correios é muito ineficaz, na maioria das vezes não prestando muitos esclarecimentos.

(3.) Se o destinatário fizer questão dos seguintes tópicos:
- Entrega apenas em mãos do destinatário com confirmação de identidade (mão própria);
- Ou assinatura do recebedor (AR)

Será necessário contratar um frete com taxas adicionais cobradas pelos Correios que custam em torno de R$9 cada variando conforme pacote. Para contratar o serviço por gentileza nos enviar uma mensagem em nossas redes sociais ou email antes de realizar a compra.
Sem a contratação desses serviços adicionais a 52 Concept não se responsabiliza por entregas com status de mercadoria entregue em que se é confirmado que o pacote foi entregue no endereço correto via chamada dos Correios.

Nós da equipe 52 Concept prezamos a transparência e o suporte em todo o processo da compra, assim estaremos a disposição de qualquer eventual problema relacionado a entrega.

  • Restrição de entrega dos Correios

É comum que os Correios não efetuem entregas domiciliares — ou seja, na casa do destinatário — em algumas regiões do Brasil como áreas rurais, lugares de difícil acesso ou com ausência de agências próximas ou, ainda, áreas de risco por causa da violência. 

Quando isso acontece, nós fazemos a postagem do pacote e os Correios enviam para a unidade mais próxima do destino, no que chama de “entrega interna”. É necessário que o destinatário acompanhe o rastreamento no site dos Correios enviado via e-mail ou encontrado na área do cliente em nosso site, no próprio rastreamento será informado a necessidade de retirada do pacote na agência. 

Sabendo da entrega, o destinatário deverá se dirigir à unidade indicada, com um documento com foto.

Os pacotes recebidos na agência ficam disponíveis para retirada por tempo determinado e definido em função da modalidade do serviço. Em encomendas nacionais como SEDEX e PAC é de sete dias.

Caso isso não aconteça, o produto retorna para a agência do remetente sem direito a reembolso do valor do frete.

  1. Transportadora Jadlog:

Realiza 3 tentativas de entrega. Se o status "AUSENTE" for registrado 3 vezes no rastreamento, a carga permanece com a unidade responsável pela entrega por até 5 dias corridos sendo de responsabilidade do cliente o recolhimento do pacote. Se após esse período a carga não for recolhida pelo destinatário será feita a devolução da remessa sem direito a reembolso do frete pago.

  • A mercadoria foi avariada, o que fazer?

Quando é constatado algum indício de violação na carga, ela deverá ser conferida pelo cliente no momento da entrega.

Caso seja verificada a falta de algum item da nota fiscal na embalagem, o cliente precisará realizar uma ressalva ao entregador, informando a descrição e a quantidade dos itens que estão faltando. Além disso, deve recusar o recebimento da encomenda.

  • Zona de risco:

O status de zona de risco é inserido no rastreamento de entregas que devem ser feitas em localidades que possam colocar o entregador em perigo. Por exemplo, áreas com altos índices de roubos e assaltos, áreas nas quais ocorrem conflitos urbanos, etc.
Quando uma entrega precisa ser feita em área de risco a unidade tem autonomia para não finalizar a entrega no endereço do destinatário.

Nestes casos o cliente poderá ter 3 opções:
(1.) O destinatário buscar a remessa na unidade que detém a custódia do volume após entrar em contato com o nosso time de atendimento.

(2.) Um novo endereço poderá ser informado ao nosso time de atendimento para que uma nova tentativa de entrega seja feita.
O novo endereço deve estar dentro da região de atendimento da unidade de custódia.

(3.) A carga é devolvida para a unidade de postagem após 5 dias corridos sem direito a reembolso do frete pago, apenas do produto.

  • Zona rural:

O status de zona rural é inserido no rastreamento de entregas que devem ser feitas em áreas não urbanas. Para tais localidades costuma ser necessário veículo adequado para terrenos acidentados, além de exigir maior tempo de deslocamento para entrega.
Em razão disso as unidades costumam cobrar uma taxa extra de serviço para que a entrega seja concluída.

Sendo assim, nestes casos o cliente poderá ter 4 opções:

(1.) O destinatário a buscar a remessa na unidade que detém a custódia do volume.
Essa opção não exige pagamento de taxa extra.
Para que isso aconteça o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento, que irá intermediar o diálogo com a Jadlog de modo a notificar a unidade sobre a retirada do volume.

(2.) Informar um novo endereço de entrega ao nosso time de atendimento.
O novo endereço deve estar dentro da região de atendimento da unidade de custódia.

(3.) Realizar o pagamento da taxa extra.
Dessa forma a entrega será concluída no endereço do destinatário. Para realizá-lo basta entrar em contato com o nosso time de atendimento.

(4.) Solicitar que a carga seja devolvida ao remetente sem direito a reembolso do valor do frete pago, apenas da mercadoria.

  • Status: Pacote entregue porém não recebido:

Com a Jadlog, quando o destinatário afirma não ter recebido a carga e desconhece o recebedor, é possível realizar um procedimento chamado de acareação.
Nele a transportadora retorna ao endereço no qual a entrega foi feita e tenta identificar a pessoa que recebeu o volume. Nele a Jadlog pode:
(1.) Encontrar o recebedor indevido e coletar a carga, entregando para o destinatário correto
(2.) Encontrar o recebedor e constatar que a carga foi entregue corretamente
(3.) Não encontrar o recebedor e entender que houve extravio da carga
A Jadlog determina prazo de no máximo 30 dias para abertura de acareação após a entrega ter sido concluída.

Importante: O destinatário deve fazer a verificação da entrega com familiares, vizinhos, porteiros ou funcionários terceirizados. Há casos nos quais a acareação é solicitada, a transportadora retorna ao endereço e é constatado que o pacote se encontra na posse de uma das figuras citadas acima. Por isso, a verificação por parte do destinatário é importante.

  • Status: "Impossibilidade de Entrega"

Em algumas situações, os envios pela Jadlog podem receber o status de rastreamento ''Impossibilidade de Entrega''.
Ele é atribuído pelas unidades da transportadora quando não conseguem finalizar a entrega no endereço do destinatário por alguma razão não especificada.
Quando isso ocorre, a carga aguarda por 10 dias corridos na unidade, contados a partir da data de registro do status. Se as tratativas de solução da entrega não forem realizadas dentro desse período, a carga é devolvida para a unidade de postagem sem direito a reembolso do frete pago.

  • Em qualquer modalidade de frete:

Não nos responsabilizamos caso o produto seja entregue em endereço incorreto por erro de cadastramento ou retorne para nós pelo mesmo motivo. Os dados cadastrais são de inteira responsabilidade do cliente. Caso haja algum problema na entrega dos produtos mediante erro da parte do cliente, essa será a responsável pelo custo do reenvio.

 

Nossa equipe está a disposição de quaisquer outras dúvidas e ocorrências, basta entrar em contato via email [email protected]